quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como escolher um perfume na hora da compra?





 

Eu vendi perfumes durante um tempo. Adorava quando chegavam as caixas lá em casa, abria igual a uma louca só para ter o prazer de ver as embalagens lindas e coloridas (já que não podia tirar o lacre para sentir os cheiros). Mas acabei aprendendo bastante coisa, e descobrindo perfuminhos maravilhosos, e resolvi passar um pouquinho dessas coisas para vocês. Assim facilita na hora de comprar um perfume pela internet, que você não tem a oportunidade de sentir a fragrância.
Em primeiro lugar, na hora de comprar, a dúvida mais frequente é: como escolher entre um Eau de Parfum e um Eau de Toilette? A resposta vai além desses dois tipos.
São 5 os principais tipos à venda: parfum, eau de parfum, eau de toilette, eau de cologne e os splashes.
O parfum é o mais potente de todos, o que tem a forma mais concentrada dos compostos aromáticos (entre 20% e 40%). A fixação é daquelas que você sai pra noitada com ele, dança a noite toda, chega e toma um banho, acorda, vai à praia, chega em casa, toma um banho e almoça, tira uma soneca, vai à tarde comprar uma gostosura na padaria e ouve um: -nossa, que perfume delicioso é esse? Isso acontece muito com o Angel do Thierry Muegler, o Hypnotic Poison da Dior (e o Angel é versão eau de parfum, incrivelmente o Hypnotic Poison é o mais forte que eu já vi e tá escrito que é eau de toilette, deve ser mentira e só pra tirar uma onda, porque não é possível, nunca vi um fixador e concentração como o dele.. imagine uma versão concentradíssima só parfum? Deve ser enauseante..)
O eau de parfum é o segundo mais potente e tem entre 12% e 20% de concentração aromática. Fica super duradouro também.
O eau de toilette tem concentração que varia entre 6% a 14% dos compostos aromáticos, a fixação já não é tão boa (embora tenha alguns toilettes com fixação melhores), e são muito bons pra dias de calor por serem fragrâncias mais frescas. O j'Adore da Dior por exemplo: eu tenho o eau de parfum e o de toillete, e o de toillete é tão fresquinho que eu uso pra ir à praia, correr por aí, ele é tão leve que parece uma aguinha cheirosa, acho que não tem álcool nessa versão do j'Adore, mas se tiver é pouquissimo. Mas tem outros eaus (isso existe? não né) com fixações melhores, como o (amor da minha vida) Light Blue de D&G. A fixação dele não é a melhor coisa do mundo e dá pra retocar ao longo do dia. Ele é inexplicável de delícia, não conheço uma pessoa nesse mundo que não tenha o amado. E não estou falando de achar bom não, tô falando de amar mesmo!
Agora as colônias, elas têm concentração bem menor, entre 5% e 8% e são daqueles ultra frescas, leves, que dá pra mergulhar dentro delas após o banho que não parecerá uma vovozinha que perdeu a mão na hora de passar blush (tadinhas, tem umas vovozinhas que perdem a mão na hora de passar o blush, que na verdade usam batom no rosto e ficam tão vermelhas que fica assustador olhar pra elas na rua). PS: as deo colônias não são colônias, são menos concentradas ainda!
E os splashes, que tem por volta de 1% de aroma, mas são uma delícia para usar em qualquer dia pra passear por aí. Os splashes mais famosos são os da Victoria's Secret, que quando eu uso levo na bolsa pra ir retocando ao longo do dia, porque a impressão que dá é que meia hora depois he's gone.


As Notas.

Na hora de comprar o perfume, eu sugiro o seguinte: se você tem a oportunidade de experimentá-lo, faça isso. Parece óbvio, mas o maior problema disso são as notas. Mais particularmente a nota de cabeça. Tá muito complicado e eu vou ilustrar o que estou tentando dizer. Sabe quando você usa um perfume e o adora, mas meia hora depois ele tá esquisito e o cheiro não é mais o mesmo? Pois é, a nota de cabeça que  a fez o amar, e agora que ela foi embora você tá odiando tudo. Isso aconteceu comigo com o CH de Carolina Herrera, e com o Magnifiqué da Lancôme. Depois que as notas de cabeça se foram, que é o primeiro cheiro que sentimos, que normalmente são mais cítricas, ou em tons de lavanda, ficou um esquisito, amadeirado forte. Não gostei não. Ou seja, na hora de comprar, passe um pouco no pulso e vá dar uma volta no shopping (se você estiver dentro de um), daqui a meia (ou uma) hora você decide se conseguirá ou não conviver com ele.
As notas de coração são aquelas que são como a base do seu perfume, eles mostram bastante da sua personalidade e são elas que definem o perfume ser floral, cítrico, oriental..
As de fundo são onde estão os fixadores, e definem o aroma do "rastro do perfume". São as últimas percepções olfativas e podem permanecer até mais de 24 horas, dependendo da concentração e da classificação do seu perfume (eau de parfum, parfum, eau de toilette..).

Além dessas dicas, na hora de usar o perfume, eu reparo que muita gente joga em um dos pulsos e depois esfrega. NÃO faça isso! Você destrói a estrutura da fragrância, faz com que ele evapore antes, e aí fica tudo uma droga. Jogue de longe nos seus pontos favoritos e fim.

Meus favoritos:


  • Light Blue de Dolce & Gabanna (temos uma história de amor, é o único perfume que eu usei até acabar e comprei de novo);
  • Angel (doce e marcante sem ser enjoativo);
  • 212 sexy Carolina Herrera (o 212 sem ser o sexy também é muito bom, mais fresco que o sexy);
  • I Love Love de Moschino (me lembra o Light Blue, mas parece que tem um toque de laranjeira, uma delícia também);
  • Clean (da Clean mesmo), que é bemmm cítrico, você fica com um cheiro da coisa mais limpa do mundo, parece que jogaram dentro de uma máquina de lavar! Ah, e adoro também o splash de docinho de criança da Victoria's Secret (coconut sugar)

Tem outros também que eu tenho e são bons, não estao no top 5, como o Miracle da Lancôme, que é mais docinho, sem enjoar, o Hypnotic Poison da Dior, que você tem que estar naqueles dias de muita personalidade forte e poderosa pra usá-lo, e de frio também, porque ele é bom, mas tem que jogar uma gota no ar, mergulhar e sair correndo pra não ficar enjoativo. O Eternity da Calvin Klein é doce e gostoso sem ser enjoativo, o Flower by Kenzo, também doce, com aroma floral, e o Nina Ricci da maçã verde, que foi uma edição limitada, ele tem o fundo doce, mas é leve, um cheirinho bem agradável de sentir. Ah! Tenho os j'Adore também. Gosto, mas não sou apaixonada não, uso mais para variar, ele é um doce mais marcante (como o Poison, mas sem ser tão forte), e a nota de fundo do parfum me incomoda, então depois de um tempo eu não gosto mais, mas o toilette vale, é levinho e gostoso. Recomendo também um que não tenho mas amo, da Guerlain, que é o My Insolence, ele é hiper delicado e floral, não é enjoativo.


Ouvi dizer que o Lola do Marc Jacobs, e o Ricci Ricci na Nina (foram os mais novos das coleções dos dois) são maravilhosos, além dos frascos que são lindos e já foram premiados. Estão na minha lista de próxima pesquisa de compras (mas por enquanto não pretendo comprar nada não, estou com muitos aqui  já, a não ser que bata paixão, e eu esteja em um Duty Free da vida)

O mais importante: onde comprar? No Brasil tem milhares de lojas por aí que podem ser achados os perfumes que eu indiquei, menos o Clean, que eu nunca vi vendendo no Brasil. Para quem gosta de comprar pela internet, a Sack's é muito boa, já comprei com eles, normalmente mandam amostrinhas de brinde para o consumidor, e é bom também para ler no produto o que as compradoras acharam. Eu compro bastante pelo StrawberryNet, eles entregam no Brasil, vendem cosméticos também, e com preço de duty free. A taxa de entrega internacional é de 10% do valor do produto (apenas em perfumes, nos cosméticos a entrega é free!), e comprando 3 ou mais produtos você ganha 5% de desconto. Fora que a cada compra você ganha seu desconto fidelidade, que após a 20ª compra é de 10%, e é cumulativa com os descontos que derem no site, e com o de 5% de três juntos, ou seja: MUITO BARATO! Já garanti meus 10% de desconto há muito tempo! rs

É isso, espero terem sido boas dicas de perfumes.. =)

5 comentários:

  1. adorei as dicas! Você sabe se o strawberry aceita paypal? nunca comprei e todo mundo sempre fala nesse e no morangão... sabe se é confiavel tambem?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia! Na verdade o strawberry e o morangão são o mesmo site, repare que na hora que você clica para ver preço e detalhes no morangão ele te encaminha para outro (que é o strawberry). Eu acho mais fácil ver direto pelo strawberry, porque não tem que clicar toda vez que quiser ver preço, e já vai direto ao ponto final.

    O problema é que o strawberry não aceita cartão nacional e eu não sei se comprando pelo monragão ele faz essa função por você. Mas o strawberry aceita o paypal sim! =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas! super válidas! ja comprei na sacks no escuro tambem mas fiquei feliz com a minha escolha, comprei o Angel Innocent porque tava na promoção e amei. Comprei um Antonio Banderas pro meu marido lá tambem na promoção e deu tudo certo! Não é o favorito dele, mas tambem não é ruim.. No final é ate divertido comprar sem conhecer...

    ResponderExcluir
  4. Quase morro com o Hypnotic poison ! nnnnnnnoossssssa!!!!! nunca vi nada tao doce na minha vida... fico 3 dias com dor de cabeca! aoeuoeuoiaueioaueouaouaioeu

    ResponderExcluir
  5. Adoreeeeei as dicas Ju! As vezes eu sentia isso e nao sabia o porque! Ja eh alguma coisa a mais na hora de comprar, pra nao se surpreender

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails