quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Receitinha caseira de esfoliação

A minha primeira receitinha de beleza que eu aprendi foi quando era bem novinha, com minha mãe. Eu devia ter lá meus 11 anos quando resolvi perguntar o que era aquela misturiha que ela usava às vezes, e pra que servia. Desde então passei a usá-la para manter a pele bonita, e é um produto barato e muito bom.
Esfoliação com açúcar + mel + óleo de amêndoas. Juro que é o melhor esfoliante que eu já usei, porque esses de loja normalmente são bem fraquinhos, na verdade tem um que é bom, o Apricot Scrub, então vou comparar aqui o que eu acho dos dois.
O Apricot Scrub esfolia de verdade a pele, sem ser dessas esfoliações falsas que em 1 litro de creme tem 6 sementinhas (exagero, mas é quase por aí) e a pele ainda sai da esfoliação repuxante, quase de borracha, implorando por hidratação. Ele esfolia de verdade com as sementinhas dele, num creme que tem uma ótima textura, não machuca, e a pele ainda fica hidratadinha. Ponto pra ele! 



A esfoliação caseira depende do tipo de açúcar que você usar, porque é ele quem vai fazer o trabalho de tirar suas células mortas, já usei com açúcar granulado, daqueles que são maiores, mas achei que incomodou, então eu uso desses açúcares mais comuns mesmo, refinados sem ser de confeiteiro. Os grãozinhos de açúcar se derretem enquanto você vai fazendo os movimentos na pele, o mel e o óleo hidratam e a pele sai igual a de um bebê. Esfoliada e hidratada. A sensação de limpeza e hidratação é superior ao Apricot Scrub, e fica uma misturinha barata, mas para quem não tem paciência com criação de nada, o Apricot vale a pena, porque o pote custa cerca de R$25 e rende bastante.



Para fazer a misturinha caseira, depende do que você quer focalizar, corpo inteiro ou apenas rosto. Não a use com muita frequência, pois ela esfolia de verdade, um mínimo de a cada duas semanas, mas eu prefiro fazer uma vez por mês. Como não sou médica, se alguma dermatologista quiser se manifestar quanto ao intervalo, adorarei! Para o meu corpo inteiro usei:
  •  6 colheres de açúcar refinado comum
  • uma colher de chá de óleo de amêndoas doces
  • 5 colheres de mel
De qualquer forma, a idéia é virar um creme, pode até adicionar umas gotinhas de água para que fique cremosinho e dê para passar na pele sem estar farelento. Se ficar farelento pode adicionar um pouquinho de mel ou água, não adicione óleo para depois não ficar muito oleosa, lembre-se que você vai usar isso no rosto também! 


A esfoliação é ótima para fazer antes de fazer depilação, ajuda que todos os pelinhos saiam com mais facilidade e evita que encravem, é ótima para renovação celular e evitar aquelas bolinhas desagradáveis que aparecem nas laterais dos braços, pernas e bumbum, e ainda, para ter um bronzeado uniforme, seja com o próprio Sol (use filtro solar!) ou com autobronzeador. Se pegou Sol demais e agora está descascando, esfolie! Vai ajudar aquelas pelinhas saírem.

6 comentários:

  1. Ai que legal! Vou testar! Sempre vejo mesmo como é importante a esfoliação para renovacao celular, a pele fica com mais brilho e essas coisas, mas eu sempre compro e acho super inuteis aquelas miseras bolinhas roçando o corpo! hahahahahha

    Vou testar essa ai! Achei bem legal!

    bjocas! Adoro seu blog!

    Cami.

    ResponderExcluir
  2. Ooooba! Legal a dica Ju! Pode passar por cima de espinhas? Acho que vou fazer isso, ainda mais na lateral do braco e pernas, com esse frio fico usando tanto casaco e calca jeans que parece que aumentaram essas bolinhas que aparecem... Deve ter algo a ver ne?

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. ju, eu uso um sabonete da natura q vem com umas semetninhas.um dia esfreguei tanto o rosto com ele q acabei machucando a minha pele. usando essa sua misturinha não corro o mesmo risco?

    ResponderExcluir
  4. Só me identificando... rs. fui eu q postei o comentário acima.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nati! Eu sei que sabonete é esse, arranha mesmo. O importante na hora de usar o esfoliante é fazer movimentos leves. Não adianta fazer forte para "dar mais efeito", senão você acaba agredindo a sua pele.
    Tenta fazer com movimentos beeem leves e giratórios, porque como é feita com açúcar e bem concentrada, pode machucar se acabar pesando a mão... Deixa só o produto fazer efeito, sem precisar da ajudinha dos movimentos bruscos da mão.. =)

    Depois me conta se deu certo!

    Bjocas!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails