quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Iluminadores

Estou há um tempo já querendo falar sobre os iluminadores, pois muita gente tem dúvida. Uma vez uma menina perguntou "ora, se eu tiro o brilho e oleosidade da pele, me preocupo com o melhor pó pra isso, eu venho com o iluminador, e tasco o brilho de novo?". É, olhando assim, com tanta simplicidade, parece isso sim, mas não é isso. Vamos lá:

Os iluminadores são usados para criar luz para o rosto, levanta o visual, dá um ar de saudável, riqueza, sei lá, é altamente necessário, embora quase não se perceba. É aquele toque que você não sabe o que é que tem diferente, mas tem algo ali muito bonito que lhe agrada e você não identifica. 
Teve um dia que minha tia estava se maquiando para sair, e eu ajudei ela rapidinho para evitar uma lambança. Fiz o básico do básico, nem sombra, nem base! Pó, corretivo, blush, rimel e iluminador. Ela não conseguia ver o que eu tinha feito mas amou, disse que todo mundo falou pra ela que tinha feito alguma coisa na pele, todo mundo elogiava, e ninguém conseguia identificar o que era aquela fineza e brilho que ela estava carregando. Era o toque do iluminador!


Na foto, estão o Eyeko cream 3 em 1, que tem um brilho cremoso bem leve, para usar de dia é ótimo, nem parece que você está usando quase, e é hidratante. O segundo da foto é Gold Deposit, da linha Mineralize Skinfinish da MAC. O terceiro é o High Beam, que é o favorito de muitas, inclusive eu. Já foi premiado como o melhor pela Elle e Allure, tem um pincelzinho como se fosse um esmalte, e aparece bem, sem ficar uma coisa exagerada, o tom dele lembra o da Eyeko, mas aparece mais. O terceiro ali é o lindinho Gloden Nectar, da edição limitada que já se foi da MAC, a Naked Honey. Era meu sonho ter ele quando o vi, e acabou, acabei comprando recentemente no Brigette's Boutique, mas infelizmente, a camada dourada ouro é apenas a de cima, depois da primeira camada ele é opaquinho e vira um pó comum. Muito triste isso. Eu já tive o amado por muitas iluminador Belightful da MAC, mas por pilha de um amigo acabei trocando com uma amiga e me arrependi.
Mas voltando para a foto: o tubinho dourado é o iluminador da Nars, que eu já mostrei aqui o efeito (lindo) dele, e o próximo tubindo, é o iluminador glitter, da Natura, ótimo para quem quer ficar num climinha carnavalesco, sem aquele brilhão dos pigmentos.

Eu já falei dos iluminadores rapidamente uma vez aqui, quando ganhei o da Nars, e rapidamente quando comprei o da Eyeko, e expliquei que ele dá aquele ar "Manoel Carlos" de viver. O ar de quem acorda, come o café da manhã esbanjador cheio de frutas que a empregada de uniforme lindo preparou, dá uma corridinha na orla do Leblon, depois vai pra academia, um pulo no Spa, encontra as amigas para um café, passeia com o cartão de crédito infinito e volta para casa, exausta de fazer compras, mas com o cabelo feito, e a roupa impecável. É assim que eu me sinto com o iluminador.

Pesquisando aqui no google fotos de iluminadores, achei uma definição ótima da Victoria Ceridono no blog dela, o Dia de Beauté: "Não, não é essencial e não faz tanta diferença quanto o blush e o corretivo (pra mim, top 2 coisas que mudam express o rosto). Mas é legal porque dá um efeito, deixa a pele incrível, é uma coisa nasci rica, é um detalhe que muitas vezes ninguém vai reparar mas você vai saber que está lá te deixando mais linda, tipo auto luxo mesmo. E quando você se mexe para fazer tipo para o namorado/marido/affair e de repente algo brilha, ele vai ficar ainda mais afim de você! E se for fazer tipo pra amiga ela vai ficar com inveja que seu rosto brilha e o dela não!"

Primeiro, vou ressaltar aqui que o brilho de oleosidade não é como o brilho do iluminador. O iluminador ilumina uma área específica, enquanto a oleosidade não ilumina nada, ela é uma gosma que fica pela testa, cantos do nariz, queixo... Nada que deva ser iluminado!  Ninguém quer ficar com cara de quem acabou de chegar de uma micareta.

Enfim, a área com menos risco de erros, e mais conhecida, em que se pode abusar dos iluminadores, são os olhos. Eu adoro aquele efeito Victoria's Secret que as Angels fazem, iluminam o canto interno (meu sonho é seu uma Angel, não é um sonho que eu jamais tenha corrido atrás na vida, mas elas são mais que uma vida Manoel Carlos, elas são iluminadas da cabeça aos pés, acordam e mergulham num pote de glitter, sorriso branco, cabelos lindos..), mas pode passar no olho inteiro também, ou abaixo das sobrancelhas (cuidado!!! pode ficar MUITO cafona).



Outra área, que é a que eu mais uso, é no C invertido, que é difícil de explicar, mas vamos tentar. 
Ele vem das têmporas, e desce até a bochecha, em formato de C, ao contrário. Vejam essas fotos:







Estão vendo? Na primeira foto o brilho está ali na parte interna dos olhos, e no tal do C invertido. Ele desce às têmporas e se mistura ao blush.
Na segunda foto, ela mostra bem como se deve passar os líquidos e cremosos. Mas pode subir mais um pouquinho do que ela passou. E tá passando no v da boca também, como usa muito a Kim Kardashian sabe? Repara aqui nessa foto: logo acima da boca, onde faz o desenho. Tá iluminada, dá uma impressão de lábios mais carnudos. Abaixo dos olhos dela também é mais claro, iluminado, mas você pode usar um pó mais claro pra isso, colocar brilho ali pode ser perigoso.




E o outro lugarzinho que se pode usar é fazendo uma linha reta no nariz, fina, até a ponta. A Kim também deu uma iluminadinha ali, repare.

Pode-se usar os iluminadores com efeito bronze, ou os rosados e champagnes, que são mais naturais. Se você não tem um iluminador, pode fazer como um amigo meu, que compra sombra champagne ou rosa e usa. 

Outra maneira, é abusar no glitter, se você procura uma coisa mais carnavalesca e glam. Eu e minhas primas saímos todas trabalhadas no glitter no C nesse último carnaval, dá um toque bem legal, e fica animado. 
Olha o efeito: 

Depois de usar me contem se conseguiram e se gostaram do resultado! É bem legal, dá um efeito bonito e todas deveriam me prometer agora que vão no mínimo tentar, antes de falar o "não gosto". E vocês escreviam mais, tô me sentindo muito sozinha e falando com as paredes recentemente, rs.. =) Não me abandonem!

11 comentários:

  1. Jujubaa
    Adotei as dicas, eu ja uso, e por sinal todos os dias posi adorooo me sentir no melhor Manoel Carlos lyfestyle!! kkkkkkkkkkk
    Mas achei bem explicativo tudo!! esse do c envertido eu não sabia!! e curti!! farei o teste em breve!!
    bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Flávia Inácio28 outubro, 2010 18:17

    Iluminador é o que há!!! Não vivo sem... dá um toque de sofisticação na pele... E vc arrasando nas resenhas!!! Parabéns pelo blog.

    bjuxxx

    ResponderExcluir
  3. adoro iluminador, mas não tenho nenhum e confesso que ainda tenho dúvida de como usar.
    Acho que vc podia fazer tipo um tutorial para as lerdas como eu! uahuah

    beeijoss!
    http://futilnamoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Gente, adoro deu jeitinho de escrever!
    Tipo de post q se comeca a ler e nao consegue parar :)
    Super explicadinho... otéeemo!

    Poisé menina, eu tb to com uma vontade de fazer uns cachos, mas como vc disse, qdo o cabelo ta curtinho, o efeito nao é sexy, é menininha... haiuhaihaiuahuiahiah Mas acho q vou me jogar assim mesmo.
    Bejocas frô!

    http://maquiagemquecabenobolso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ai da um charme né, eu adorooo iluminador... Gostei do post muito bacana mesmo... Bjooooo

    ResponderExcluir
  6. aaaain, adoreei!
    Pena que eu nunca sei passar!
    Ou passo mto, ou passo pouco, nunca consigo!
    Adorei teu blog.
    aaaaa Te convido pra visitar meu blog, e saber tudo o que rolou no encontro com Camila Coutinho ( Garotas Estúpidas ) e Lalá Noleto ( Blog da Lalá ) com as blogueiras cearenses! Tem umas fotinhas por lá!! Se gostarr segue linda!

    bjssss :*

    ResponderExcluir
  7. Iluminador é vida! Adoro!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  8. Oi amore, amei sua visitinha, as dicas são ótimas.
    bjk♥

    ResponderExcluir
  9. Eu adoooroo iluminadores !
    comprei o da natura pra experimentar... eu ateh que gostei
    toh seguindo flor !!!
    brigada pela visitinha lá no blog e volte sempre !
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  10. CARACA! muuuuuuito bem explicado! adorei!!!!!!!!!!!!



    vou testar!!

    ResponderExcluir
  11. "...brilho está ali na parte interna dos olhos..." gosto muito desse iluminador, usamos assim em mim no dia que vc me maquiou? eu amei...
    outra coisa o iluminador na bova e formato de V, deixou a boca muitoo mais atraente, não só carnuta, como mais comprida, a mesma coisa acontece no exemplo onde a modelo ensina a passar o iluminador, reparem que ela passa um pouco no queixo, que tb alonga o rosto, mas isso só serve pras meninas ue tem o rostinho pequeno ou arredondado, pq ele fez o queixo mais pontudinho, outra dica que fica SÓ pras meninas que não tem o queixinho grande...

    Ju, estou a inteira disposição como sua modelo pra experiencias de makes( e sem cobrar cache!!) hahahahahaha
    te amoo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails